sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DIA MUNDIAL DO ALZHEIMER



Hoje é comemorado o dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer.
A data, instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tem como objetivo promover a conscientização da população sobre o problema.
Entre as doenças que afetam o cérebro, o mal de Alzheimer é uma das mais cruéis. Ela se instala lentamente e mina a capacidade do indivíduo de se relacionar com o mundo exterior e consigo mesmo.
A doença de Alzheimer é uma doença neuropsiquiátrica progressiva do envelhecimento encontradas em adultos de meia-idade e, particularmente, em mais velhos, que afeta a substância cerebral e é caracterizada pela perda inexorável da função cognitiva, bem como distúrbios afetivos e comportamentais. 
A doença se caracteriza pela morte gradual de neurônios, as células nervosas do cérebro. As causas desse desastre são pouco conhecidas. Sabe-se que ele está relacionada a um acúmulo de duas proteínas, a beta-amilóide.
Segundo estimativas da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), a doença afeta cerca de 1,2 milhão de brasileiros, sendo principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos. 
Os sintomas surgem aos poucos e interferem em atividades comuns no dia a dia. 
Um dos primeiros sintomas da doença de Alzheimer é a perda de memória. 
Este sintoma pode vir seguido da dificuldade em reconhecer parentes e de falar, por causa do esquecimento das palavras.
Segundo entidade internacional que estuda a doença, 35 milhões de pessoas em todo mundo tem Alzheimer. Os números mostram ainda que são registrados por ano sete milhões de novos casos, o que representa um novo caso a cada quatro segundos.
A ciência ainda sabe pouco sobre as causas do mal de Alzheimer que é associado a problemas genéticos. 
O diagnóstico é feito basicamente através de exames clínicos e do histórico do paciente, por isso, é importante ficar atento a alguns sinais de alteração de comportamento. Para diagnosticar, são feitos testes psicométricos e exame físico neurológico. Dessa forma, o diagnóstico da Doença de Alzheimer pode ser eficaz em 90% dos casos. Exames complementares devem ser solicitados conforme sugerido previamente, de forma a afastar causas de demência secundária .
Fonte: em.com.br - g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário