quarta-feira, 11 de julho de 2012

9ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA



Com expectativa de receber 3 mil pessoas, dais quais 822 adolescentes, 9ª edição do evento acontece entre 11 de 14 de julho, em Brasília (DF), sob o tema Política Nacional e o Plano Decenal DCA. Ministra dos Direitos Humanos e presidenta do Conanda estarão na abertura organizada por adolescentes; Cidade dos Direitos está de volta.


A 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (11 a 14 de julho de 2012) debaterá a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente que passou por consulta pública ano passado e está em fase de finalização. A formulação deste tema foi o objetivo na 8ª edição do evento. E o deste ano é continuar mobilizando grupos que constituem o sistema de garantia de direitos e a população em geral para implementação e monitoramento da política e do plano. Estes serão finalizados a partir das propostas deliberadas no evento.
A realização da Conferência é do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e com apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).  A expectativa de receber 3 mil pessoas: delegados eleitos pelos Estados, adolescentes (entre delegados e da cobertura educomunitiva), conselheiros tutelares -, autoridades das três esferas de governo e representantes da sociedade civil. As etapas municipais, livres, territoriais e regionais aconteceram de agosto a novembro, enquanto que as estaduais de fevereiro a junho de 2012.
A inovação da metodologia deste ano está na participação das(os) adolescentes em todas as etapas da Conferência: organização da Nacional, estaduais, municipais e livres. Uma das propostas aprovadas do G27 (um adolescente por Estado) na etapa nacional foi elaborar a palestra magna, em formato de talk-show, que contará com as presenças da Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, da presidenta do Conanda, Mirian Maria José dos Santos e do procurador de Justiça aposentado do Ministério Público da Bahia, Wanderlino Nogueira Neto.
Eixos - 1) Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; 
              2) Proteção e Defesa dos Direitos, 
              3) Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, 
              4) Controle Social da Efetivação dos Direitos,        
              5) Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.


Programação - Dia 11: Credenciamento, início às 10h. Lançamento da Cidade dos Direitos, às 14h e solenidade de abertura, às 17h. 
A partir do dia 12, a programação geral está dividida em: plenária inicial, com leitura e aprovação do Regimento Interno, miniplenárias por eixo, plenárias por eixo e plenária final, intercaladas com atividades culturais tanto na Conferência quanto na Cidade dos Direitos que volta nesta 9ª edição. Programação completa: www.direitosdacrianca.org.br (Conanda) e http://9cndca.sdh.gov.br/ (SDH).


Cidade dos Direitos - Parte da programação da Conferência, espaço projeta minicidade interativa onde funcionarão 16 ambientes de convivência representando as instituições do Sistema de Garantia de Direitos, animados diariamente por 260 atividades pedagógicas simultâneas de educação em direitos humanos. Detalhes: http://9cndca.sdh.gov.br/apresentacao_cidade.asp


Cobertura educomunicativa feita por adolescentes
Cerca de 60 adolescentes escolhidos nas coberturas estaduais cobrirão a nacional construindo, então, a Agência de Notícias da 9ª CNDCA, sob a orientação da formação de 11 educomunicadores. Detalhes: www.agenciajovem.org (Agência Jovem de Notícias) e www.juventudeconectadaaosdireitos.blogspot.com.br (Blog Juventude Conectada aos Direitos)


Sites oficiais:
Conanda
www.direitosdacrianca.org.br
Secretaria Direitos Humanos da Presidência da República
http://9cndca.sdh.gov.br/
Cobertura educomunicativa:
Agência Jovem de Notícias – Viração Educomunicação
/www.agenciajovem.org/
Blog Juventudes Conectadas – Rede Andi
www.juventudeconectadaaosdireitos.blogspot.com.br/
Redes sociais
Facebook
Conferência: www.facebook.com/9aCNDCA
Secretaria Direitos Humanos: www.facebook.com/direitoshumanosbrasil
Twitter
Conferência: @9aCNDCA – hashtag: #9ConfDCA
Secretaria Direitos Humanos: twitter.com/#!/DHumanosBrasil
Youtube:
Revista Viração: www.youtube.com/watch?v=SfKUQ0ktQiU
Mais informações:
Serviço
Evento: 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente: Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos das crianças e adolescentes.
Data: 11 a 14 de julho de 2012
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF)
Rodrigo Dindo: (61) 9604 -.4184 / 8477 – 1006 / nonaconferenciadca@sdh.gov.br / SDH: (61) 2025 – 7942/ 3976 3498 – http://9cndca.sdh.gov.br/
Thaís Chita: (11) 8224 8202  – nonaconferenciadca@gmail.com / Conanda:(61) 2025 – 3525 / 3534 / 3698 – www.direitosdacrianca.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário