domingo, 1 de abril de 2012

DIA MUNDIAL DE CONSCIÊNCIA SOBRE O AUTISMO

O Dia Mundial do Autismo, anualmente em 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão.
O termo autismo vem do grego “autós” que significa “de si mesmo”.
Segundo a Associação Americana de Autismo (Autism Society of American - ASA), os sintomas são causados por disfunções cerebrais que incluem distúrbios no ritmo de aparecimentos de habilidades físicas, sociais e linguísticas; reações anormais às sensações (visão, audição, tato, dor, equilíbrio, olfato, gustação e maneira de manter o corpo); fala e linguagem ausentes ou atrasadas, restrita compreensão de ideias; e relacionamento anormal com os objetivos, eventos e pessoas.
Os diversos modos de manifestação do autismo também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo. Atualmente já há a possibilidade de detectar a síndrome antes dos dois anos de idade em muitos casos.

Alguns sintomas identificados são:

- dificuldade de relacionamento com outras crianças;
- riso inapropriado;
- pouco ou nenhum contato visual;
- não quer ser tocado;
- isolamento; modos arredios;
- gira objetos;
- cheira ou lambe os brinquedos, inapropriada fixação em objetos;
- perceptível hiperatividade ou extrema inatividade;
- ausência de resposta aos métodos normais de ensino;
- aparente insensibilidade à dor;
- acessos de raiva, demonstra extrema aflição sem razão aparente;
- não responde às ordens verbais; atua como se fosse surdo.

É relevante salientar que nem todos os indivíduos com autismo apresentam todos estes sintomas, porém a maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida da criança. 
Estes variam de leve a grave e em intensidade de sintoma para sintoma.
Adicionalmente, as alterações dos sintomas ocorrem em diferentes situações e são inapropriadas para sua idade.
Por não ser diagnosticado através de exames laboratoriais ou simplesmente de imagem, o processo de reconhecimento do transtorno é dificultado, o que atrasa sua identificação.
Vale salientar também que a ocorrência desses sintomas não é determinista no diagnóstico do autismo, para tal, se faz necessário avaliações de ordem psicológica, fonoaudiológica e pedagógica; os quais são importantes para um diagnóstico integral da criança.
Existem muitos graus de autismo, mas quanto mais cedo a criança for identificada e começar o treinamento de habilidades sociais, melhor será seu desenvolvimento.
O tratamento do autismo vai depender da gravidade do déficit social, de linguagem e comportamental que o indivíduo se encontra. Existem diversas abordagens, algumas muito melhor embasadas cientificamente que outras. 


De um modo geral o tratamento tem 4 objetivos:

- Estimular o desenvolvimento social e comunicativo;
- Aprimorar o aprendizado e a capacidade de solucionar problemas;
- Diminuir comportamentos que interferem com o aprendizado e com o acesso às oportunidades de experiências do cotidiano;
- Ajudar as famílias a lidarem com o autismo.


**A fita feita de peças de quebra-cabeça, representando o mistério e a complexidade dessa patologia, é um símbolo mundial da conscientização em relação ao autismo.
** Dia 02/04 é marcado pela cor azul porque todos os quatros cantos do planeta se envolverão em atividades para alertar em relação ao Dia mundial de Conscientização do Autismo.

Fonte: Wikipedia/smeducacaomvieira/casasaudavel.



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