terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CAMPANHA 16 DIAS DE ATIVISMO PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER






A Campanha 16 Dias de Ativismo Contra a Violência de Gênero é uma iniciativa internacional patrocinada pelo Centro para Liderança Global das Mulheres e tem sido usada como uma estratégia de mobilização de indivíduos e grupos ao redor do mundo para pedir a eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres. 


O período da campanha é de 25 de novembro (Dia Internacional Contra a Violência Contra as Mulheres) e 10 de dezembro (Dia International dos Direitos Humanos), a fim de vincular simbolicamente a violência contra as mulheres e os direitos humanos, enfatizando que essa violência constitui uma violação dos direitos humanos das mulheres.
Este ano, a campanha adotou o tema "Da paz no lar, até a paz no mundo: Desafiemos o militarismo e acabemos com a violência das mulheres", enfatizando o impacto das armas na vida das mulheres. 
O objetivo foi  reunir organizações de várias partes do mundo para discutir questões como a paz, o desarmamento e a defesa dos direitos humanos com a finalidade de desafiar a militarização e também denunciar o aumento do número de armas pequenas e sua relação com a violência doméstica. 
    Durante este período de 16  dias também ocorre outra data muito significativa,   dia    6 de dezembro, a  Campanha  do  Laço  Branco (Dia nacional de  mobilização dos  homens  pelo  fim  da   violência contra as mulheres),    que  marca  o aniversário  do  Massacre   de Montreal, onde em 6 de dezembro de 1989,    um rapaz de 25 anos (Marc Lepine) invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, em Monteral, Canadá, onde  ordenou  que  os  homens  se  retirassem da sala, permanecendo somente as mulheres. Gritando: “você são todas feministas!?”,     então,  começou a atirar enfurecidamente e assassinou 14 mulheres, à  queima  roupa.  Em     seguida, suicidou-se. O rapaz deixou uma carta na qual   afirmava   que   havia feito   aquilo   porque não suportava a ideia de ver mulheres estudando engenharia, um curso tradicionalmente dirigido ao público masculino. 
O crime mobilizou a opinião pública de todo o país, gerando amplo debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres e a violência gerada por esse desequilíbrio social. Assim, um grupo de homens do Canadá decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência.

Se você, sofre algum tipo de violência, não se cale!

Disque 180 e denuncie!
A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, sancionada em 07/08/2006 e em vigor desde 22/09/2006) alterou o Código Penal Brasileiro e possibilitou que agressores de mulheres no âmbito doméstico ou familiar sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada; estes agressores não poderão mais ser punidos com penas alternativas; a legislação também aumenta o tempo máximo de detenção de um para três anos; a nova lei prevê ainda medidas que vão desde a saída do agressor do domicílio e a proibição de sua aproximação da mulher agredida.


Mais informações, acesse os sites:
www.observatoriodegenero.gov.br
www.sepm.gov.br
www.lacobranco.org.br
www.stu.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário